Como o Ciclo Social Influencia Suas Escolhas Alimentares

A alimentação é um aspecto fundamental da vida humana, e suas escolhas não são determinadas apenas por fatores biológicos ou nutricionais, mas também por contextos sociais e culturais.

Além disso, possui um papel de socialização, como nas festas de aniversários ou os encontros entre amigos. São todos momentos em que a comida serve como um elo, fortalecendo laços sociais e criando memórias inesquecíveis.

Desse modo, o ciclo social do indivíduo, o que inclui o âmbito familiar, relações comunitárias e a influência de grupos sociais é de extrema importância no que tange à formação dos hábitos alimentares de cada pessoa.

Influência do ciclo social no estilo de vida vegano

No que tange ao veganismo, uma análise de dados do aplicativo de namoro Veggly constatou que a maior dificuldade para uma pessoa adotar um estilo de vida vegano é a falta de apoio do círculo social em que estão inseridos. Essa pesquisa contou com uma base de dados de 700.000 usuários do aplicativo.

A falta de apoio de familiares e amigos foi apontado por mais da metade (51,4%) como um fator que dificulta a transição para o veganismo.

Mais de 40% dos usuários consideraram parar de comer queijos e ovos como o maior desafio para se tornar vegano e, apenas, 8,4% consideraram que parar de comer carne  seria a parte mais difícil.

Ficou claro, então, que a falta de apoio do círculo social é considerada a maior dificuldade, seguido de excluir queijos e ovos da alimentação.

São várias razões comumente apontadas pelas pessoas para não adotar o estilo de vida vegano. Entre elas estão a cultura, o custo, a falta de opção – apesar de existir milhares de alimentos no reino vegetal – e a preocupação com a saúde.

Todas essas razões, apesar de serem as mais citadas em uma roda de conversa, não são tão fortes quanto o medo de se sentir “fora” do padrão da sociedade, “excluído” e “julgado” dentro de um estereótipo.

“Sempre suspeitamos disso”, disse Alex Felipelli, fundador da Veggly, em comunicado à imprensa. 

“A principal razão pela qual a maioria das pessoas luta para se tornar vegana não é que elas não podem desistir da carne. É porque eles não têm as pessoas certas ao seu redor. Ter um grupo de amigos e familiares de apoio, incluindo seu parceiro ou parceiros, aumentará muito sua motivação e capacidade de mudar para um estilo de vida vegano.”

Encontrar sua própria comunidade

Uma maneira de driblar essa dificuldade é estar inserido em uma comunidade engajada e encontrar suporte dentro dela.

As comunidades veganas virtuais estão se fortalecendo cada vez mais com aplicativos que conectam esses grupos e ampliam o círculo de amizade e rede de apoio.

Uma análise de dados do aplicativo Veggly mostrou que 21,5% dos seus membros afirmaram ter ampliado seu círculo de amizade e rede de apoio.

 “Juntos, podemos ajudar a construir um mundo mais vegano, mais gentil com os animais e mais gentil com o nosso planeta.” disse Felipelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie o New Narrative

Ajude a nossa organização doando hoje! Todas as doações vão diretamente para fazer a diferença por nossa causa.

Apoie o New Narrative

Ajude a nossa organização doando hoje! Todas as doações vão diretamente para fazer a diferença por nossa causa.

plugins premium WordPress