Mais de 25% das pessoas no Reino Unido estão reduzindo o consumo de carne como forma de economizar dinheiro.
O preço da carne não está subindo apenas no Reino Unido.
Está acontecendo em todo o mundo. Nos EUA, os preços da carne subiram até 11% apenas em 2022. Aqui no Brasil, o preço da carne explodiu, subindo mais de 42,6% desde 2020, tornando o consumo de produtos de origem animal um grande desafio para milhões de brasileiros que enfrentam dificuldades econômicas.
Há uma série de fatores em jogo para o aumento dos preços.
Por um lado, o preço por quilo da carne exportada aumentou 63,5% desde 2021.
Isso torna muito mais atraente para os produtores de carne exportar seus produtos em vez de vendê-los no mercado interno a preços mais baixos.
O CEO da Tyson Foods, uma das maiores produtoras de carne do mundo, culpou a economia pelo aumento dos preços, enquanto muitos outros culparam a ganância corporativa.
“Economistas e analistas do setor confirmam que os preços mais altos da carne hoje são um resultado direto da oferta restrita devido à escassez de mão de obra, custos mais altos de insumos para grãos, mão de obra e combustível e demanda mais forte do consumidor.”
Mas culpar a economia é um dedo fácil de apontar para tirar os olhos e a especulação da própria empresa.
Nos EUA, existem quatro empresas que controlam 85% dos produtos de carne bovina, suína e de frango do país.
Duas dessas empresas são empresas brasileiras, JBS e Marfrig. Os outros incluem Tyson e Seaboard.
Ricardo Salvador, cientista da Union of Concerned Scientists, acredita que a ganância corporativa é o principal fator para os preços mais altos.
“Eles estão claramente se aproveitando. Você sabe, eles estão lucrando, e nós não somos os únicos a observar isso. Isso significa que eles podem colocar o preço que quiserem. E se você quer comprar carne, está pagando esse preço.”
O que isso significa para as pessoas que trabalham dia e noite nas fazendas industriais e nos matadouros?
Esses preços mais altos fazem com que eles ganhem mais dinheiro? Eles são compensados ??pelo trabalho incrivelmente perigoso e emocionalmente prejudicial que estão fazendo porque os preços são mais altos para o consumidor? Claro que não. Eles não veem nenhum pagamento extra.
Tanto a JBS quanto a Seara, duas das maiores produtoras de carne do Brasil, tiveram aumento de receita de 20,8% e 21% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.
Os trabalhadores não estão ganhando mais dinheiro.
E enquanto as corporações e executivos estão trazendo bilhões de reais em lucros, os trabalhadores estão lutando para pagar suas contas com seus salários horrivelmente baixos e o fato de que no ano passado a inflação esmagou o brasileiro médio que está lutando para sobreviver.
O lado bom de uma história como essa é que mais e mais pessoas estão reduzindo o consumo de produtos de origem animal.
Ao mesmo tempo, a indústria alternativa de carne à base de plantas está crescendo rapidamente.
Com o tempo, a maior demanda e o dinheiro adicional investido no setor ajudarão as empresas baseadas em plantas a escalar sua produção e diminuir o preço para os consumidores.
Quando isso acontecer, haverá um verdadeiro ponto de virada e mais onívoros consumirão versões à base de plantas das carnes que eles não querem abrir mão.
Esse aumento atual dos preços da carne em escala global ajudará as pessoas a se prepararem para um futuro em que consumirão menos produtos de origem animal.
Para os animais e o meio ambiente, esse aumento atual de produtos cárneos é uma grande vitória.